Programa Arte Urbana na Casa do Samba
Quem viu a Passarela do Samba nos últimos dias, provavelmente notou os novos personagens que agora povoam as arquibancadas na Avenida Jerônimo de Camargo, próximo à região do Recreio Estoril. Eles começaram a surgir por ali no Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, quando a Prefeitura de Atibaia iniciou o programa Arte Urbana na Casa do Samba, iniciativa que convidou 10 artistas para colorir com a arte do grafite o tradicional local de desfile das escolas de samba da cidade no Carnaval.
Em preparação para a retomada dos desfiles de rua no Carnaval 2024, a Prefeitura propôs um mergulho nessa temática, trazendo diferentes perspectivas e estilos para a revitalização da passarela. O resultado foi a criação de uma obra coletiva de arte urbana que envolveu os grafiteiros Simone Siss, Katia Lombardo, Cíntia Ciz, Lucas Dread, Tití Carnelós, Marcelo Goulart, Maiscor, Emikua, Mille Bitten e João Melo Sonec, cada um contribuindo com sua singularidade para compor o colorido painel que servirá de cenário para as apresentações carnavalescas. A intervenção artística não somente ultrapassa a questão da estética visual, mas também busca criar uma identidade, refletindo a conexão da cidade com o samba e fomentando a integração, o trabalho colaborativo e a expressão artística dos grafiteiros. Além de palco para a folia, o espaço tornou-se uma obra de arte viva que celebra a cultura, a tradição e a criatividade, proporcionando uma experiência única para moradores e turistas.
Uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Cultura, da União das Escolas de Samba de Atibaia (UESA) e do Conselho de Políticas Culturais de Atibaia (COMPOCAT), a obra de arte urbana foi contemplada na Chamada Pública nº 02/2023 do programa de Difusão dos Amigos da Arte, realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de Estado de São Paulo.